quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dado

Uma criança com pais com alergias alimentares tem maiores probabilidades de sofrer do mesmo.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dado

O stress pode aumentar as reações alérgicas.

Alergia ao milho ou intelerância ao milho: eis a questão!

   A resposta a esta questão ainda não é clara, mas diz-se que uma pessoa com alergia ao milho, ou a outro alimento, não tolera normalmente qualquer porção desse alimento, e uma pessoa com intolerância a milho ou outro produto tolera pequenas porções, sendo apenas suceptível a porções maiores. É claro que as porções que afectam cada pessoa diferem, tanto em intolerantes como em alérgicos, embora para alérgicos a quantidade seja muito menor.
   Diz-se que, quando o que se tem é uma alergia, então o sistema imunitário está envolvido, sendo que sintomas como o da publicação anterior podem aparecer. Assim, se tiver estes sintomas é possível que tenha uma alergia e improvável que tenha intolerância a determinado alimento, falamos neste caso do milho.
   Quando se tem intolerância a determinado alimento, trata-se de uma resposta do sistema digestivo, em vez do sistema imunitário. O sistema digestivo fica irritado ou então a pessoa é incapaz de digerir correctamente o alimento. Os sintomas de intolerância alimentar costumam ser inchaço, náusea, diarreia e dor abdominal.

Não se esqueça de contactar com o seu médico para saber se tem alergia a determinado alimento.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Possíveis sintomas da alergia ao milho

Apresentamos de seguida vários possíveis sintomas de alergia ao milho.
  • Nariz entupido
  • Cansaço
  • Cansaço após comer
  • Inchaço em várias partes do corpo
  • Dores de cabeça
  • Dores de estômago
  • Vómitos
  • Aumento de sintomas do TOC (tiques, roer as unhas, etc)
  • Dificuldade em respirar
  • Diarreia
Não se esqueça, para verificar se tem realmente uma alergia, seja ao que for, é necessário consultar o seu médico.

sábado, 22 de outubro de 2011

Alérgenos alimentares mais comuns

Os alergéneos alimentares mais comuns são:
  • Aveia
  • Chocolate
  • Cevada
  • Centeio
  • Castanhas
  • Frutas cítricas
  • Glúten
  • Leite de vaca
  • Milho
  • Marisco
  • Ovos
  • Peixe
  • Tomates

Alimento sem milho: Bolachas caramelizadas Lotus

Estas bolachas vêm em pacotes de 250 g.
Ingredientes: farinha de trigo, açúcar, óleo e gorduras vegetais, xarope açúcar cristalizado, levedura em pó (bicabornato de sódio), farinha de soja, sal, especiarias (canela).

NOTA: Até agora, nas nossas pesquisas, não encontrámos presença de milho em nenhum destes ingredientes.
Este artigo não tem intenção publicitária, apenas pretende mostrar um produto que pode ser consumido por quem é alérgico ao milho.

Alimento sem milho: Waffeletten Milk da marca Baklsen

Estas bolachas vêm em pacotes de 100g.
Ingredientes: farinha de trigo, açúcar, gordura vegetal, manteiga de cacau, leite magro de pó, pasta de cacau, soro doce em pó, manteiga concentrada, gema de ovo deshidratada, sal, leite inteiro em pó, emulsionante: lecitina, levedante químico; carbonato ácido de sódio, lactose, especiarias, aroma.

NOTA: Até agora, nas nossas pesquisas, não encontrámos presença de milho em nenhum destes ingredientes.
Este artigo não tem intenção publicitária, apenas pretende mostrar um produto que pode ser consumido por quem é alérgico ao milho.

Resultados da sondagem

Após a nossa sondagem, descobrimos que o que os nossos leitores querem ver mais no blog é artigos sobre alimentos sem milho. Vamos tentar corresponder. Obrigada a todos os que responderam!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Alternativa sem milho: Molho Béchamel Caseiro

Esta é uma receita simples que pode utilizar para fazer molho béchamel, que muitas vezes, quando comprado já feito, pode conter milho.

Ingredientes:
  • 600g de leite
  • 60g de farinha
  • 40g de manteiga
Preparação:
Coloque todos os ingredientes num tacho em lume brando, mexendo sempre, até engrossar.

Tempere com sal q.b.

domingo, 4 de setembro de 2011

Alternativa sem milho: Maionese caseira

É um facto que muitas, senão todas as maioneses comercializadas nos supermercados contêm milho na sua constituição. Por isso, aqui temos uma receita de maionese caseira que não tem milho.

Ingredientes:

  • 2 dl de azeite;
  • 2 gemas;
  • 2 colheres de sopa de vinagre.
Procedimento:
  1. Bata as gemas com a batedeira eléctrica;
  2. Acrescente, aos poucos, o azeite, mexendo sempre;
  3. Junte, por fim, as duas colheres de sopa de vinagre.
Tempere com sal q.b.

sábado, 3 de setembro de 2011

Alimento sem milho: Triunfo Shortcake Artesanais

Estas bolachas vêm em pacotes de 185g.
Ingredientes: Farinha de trigo, açúcar, gordura vegetal (antioxidantes E306, E304), lactose e proteínas lácteas, coco, sal, levedantes químicos (bicabornato de sódio e bicabornato de amónio) aromas. Contém glúten, leite, pode conter vestígios de soja.

NOTA: Até agora, nas nossas pesquisas, não encontrámos presença de milho em nenhum destes ingredientes.
Este artigo não tem intenção publicitária, apenas pretende mostrar um produto que pode ser consumido por quem é alérgico ao milho.

Dicas para quem tem alergia alimentar

  • Sempre que for comer a casa de um amigo, avise previamente o facto de ser alérgico a determinado alimento.
  • Informe-se sobre os ingredientes que podem conter o seu alergénio (alimento a que é alérgico) camuflado. Dextrose, por exemplo, contem milho e nada no seu nome o faz prever. 
  • Quando for viajar para fora do país, tente saber, pelo menos, como se diz o nome do alimento a que é alérgico na língua oficial desse país e também em inglês. Informe-se também sobre pratos típicos desse país e tente saber se na sua constituição existe esse alimento.
  • Procure alimentar-se de produtos naturais em detrimento de produtos processados, pois estes últimos podem conter os tais ingredientes que contêm o seu alergénio camuflado.
  • Lembre-se que nos restaurantes são utilizados todo o tipo de alimentos por isso informe-se de que produtos podem conter o seu alergénio e evite-os nesses estabelecimentos.

Alimento sem milho: Butter Biscuits Leibniz


Estas bolachas vêm em pacotes de 200g ou em pacotes para crianças em formas de animais.
Ingredientes: Farinha de trigo, açúcar, manteiga, xarope de açúcar invertido, levedantes químicos: bicabornato de sódio e hidrogeno fosfato de sódio, soro lácteo em pó, leite em pó integral, sal, emulsionante: lecitina (soja), regulador de acidez: ácido cítrico, aromas e aromatizantes (lactose), ovo em pó integral.

NOTA: Segundo as nossas pesquisas até agora, estes ingredientes não contêm milho. Este artigo não tem intenção publicitária, apenas pretende mostrar um produto que pode ser consumido por quem é alérgico ao milho.


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alimento sem milho: Sumo 100% Continente




Descobrimos este sumo recentemente que indica ser constituído 100% por sumo. Existe, pelo menos, na variedade Ananás e Uva, Pêssego e Uva, Maçã, e, como mostra esta fotografia, Laranja. Pose ser adquirido em embalagens de 20cl ou de 1l.
Ingredientes: Sumo do fruto em questão à base de concentrado

NOTA: Até agora, e segundo as nossas pesquisas, não encontrámos nenhuma presença de milho em concentrados de fruta.
Este artigo não tem intenção publicitária, apenas pretende mostrar um produto que pode ser consumido por quem é alérgico ao milho.

sábado, 27 de agosto de 2011

Site da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica disponibiliza-nos, no seu site, várias informações sobre alergias e os seus sintomas, bem como sobre iniciativas que decorrem neste âmbito, entre outros. Tem também uma zona onde é possível colocar as nossas dúvidas. É um óptimo site para quem quer aprender algo mais sobre este assunto. Visitem aqui http://www.spaic.pt/.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lista de produtos que podem conter milho

De seguida apresenta-se uma lista de produtos que usamos no nosso quotidiano e que podem conter milho na sua constituição:
Alimentos para bebés
Cerveja
Cereais de pequeno almoço
Pastilhas elásticas
Cosméticos
Fraldas descartáveis
Corantes
Farinha
Fermento em pó
Alimentos congelados
Café instantâneo
Chás
Margarina
Maionese
Creme de barbear
Produtos de limpeza
Refrigerantes
Iogurtes
Molho bechamel
Manteiga de amendoim
Doces
Produtos de pastelaria
Aspirina

Barra lateral com ingredientes que contêm milho


Na parte lateral deste blog pode-se observar uma lista de ingredientes que contêm ou podem conter milho. À medida que soubermos de mais ingredientes, acrescentaremos à nossa lista. Para esta lista lhe ser útil, é importante, sempre que comprar algum produto, verificar os seus ingredientes e confirmar se algum destes está presente.

domingo, 21 de agosto de 2011

Alergia

O que é a alergia?
Quando o nosso corpo é "invadido" por micróbios ou substâncias prejudiciais ao nosso organismo, o nosso  Sistema Imunitário, através dos anticorpos, identifica e elimina essas ameaças. A alergia é a reacção do nosso corpo a uma substância, a que chamamos alergénio, que é identificada como estranha ao nosso organismo, pelo nosso Sistema Imunológico. No entanto, essa substância não é prejudicial, como é o caso, por exemplo, dos pólens de plantas. É produzido então um anticorpo especial, a imunoglobulina E (IgE). Depois, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, "esta IgE liga-se a células especiais (mastócitos) muito abundantes na pele e nas mucosas (o revestimento do aparelho respiratório e do tubo digestivo) 'à espera' do seu alergénio. Quando o encontram, provocam a libertação imediata e explosiva de substâncias químicas dos mastócitos que provocam rapidamente (15 a 30 minutos) uma intensa inflamação e que origina os sintomas da alergia. Se a exposição a esse alergénio é intensa e muito prolongada essa inflamação, e a doença alérgica, pode tornar-se crónica e persistente."
As reacções alérgicas podem manifestar-se por espirros, tosse, comichões, nariz a pingar, entre outros.